terça-feira, 28 de abril de 2009

Gripe suína em Volta Redonda? Salve-se quem puder!

Imagens: PortalVR


É, Volta Redonda, esta pacata cidadezinha de interior na região sul-fluminense, viveu alguns momentos de pânico nos últimos dias. Uma médica que voltou de Cancun no último dia 15 estava em quarentena, sob suspeita de ter contraído a coqueluche do momento: a gripe suína.

De acordo com o G1, a médica "desde o dia 26 apresenta sintomas parecidos com a gripe suína foi afastada temporariamente do trabalho e está em casa, em quarentena, em Volta Redonda, na Região Sul Fluminense". Em entrevista coletiva, conforme podemos assistir nesse vídeo do site RioSul Net, a coordenadora do setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde afirmou que a médica está sofrendo apenas de uma gripe comum e que está em quarentena somente por precaução; as medidas adotadas seguem as orientações das autoridades de saúde. Eu pessoalmente senti um tom de deboche na voz dessa tal coordenadora, mas seja como for, felizmente ela estava certa! Hoje, uma equipe da vigilância sanitária vinda do Rio de Janeiro faria os exames necessários na médica, mas graças a Deus não foi necessário: a Secretaria Estadual de Saúde e a Anvisa descartaram essa terrível hipótese.

Com tanto lugar no Brasil, tinha de haver um caso por aqui, é claro! Eu falo e as pessoas não acreditam: Volta Redonda é a capital do mundo. Você pode ir para onde quer que seja que encontra um voltarredondense. Seja em Barra Mansa, Cabo Frio, Paris ou Tóquio, lá está alguém que estudou no maternal com sua irmã ou que tomava cerveja com seu pai no barzinho da faculdade.

Mas livre de brincadeiras, essa proximidade toda despertou uma comoção geral na população da cidade. Nós nunca esperamos que algo tão grave possa acontecer tão perto, afinal. E estando um dos focos da epidemia aqui, o pavor de que logo nossos parentes e amigos estejam contaminados é algo real.

Temos discutido isso largamente no fórum da comunidade de Volta Redonda, no orkut.

É claro que a quarentena da médica voltarredondense é apenas uma medida de precaução. Mas também é claro que toda a população fica logo alarmada com essa possibilidade! Graças a Deus foi confirmado que a médica está sofrendo apenas de uma gripe comum, mas e se não fosse?

Quem sabe a sensação para a moda outono-inverno no Brasil não vá acabar sendo o uso de máscaras faciais customizadas?

Eu já tenho uma sugestão:


(créditos por ter encontrado uma imagem tão engraçada: Raquel Almeida)

7 comentários:

Unknown disse...

Rá, mto boa a sua sugestão.
Estou com medo dessa gripe dos porquinhos que na verdade não veio dos porquinhos, aliás, ainda não consegui descobrir da onde ela veio mas eu só leio e ouço falar que foi transmitida de humano a humano, mas heim?

RaquelAlmeida disse...

Na verdade a precaução agora é por quem ainda está por chegar das regiões atingidas. E a gente que lê o Mario Sérgio sabe que o povo daqui viaja bem! ;)
Beijo.

RaquelAlmeida disse...

Ih, Mari, uma confusão só. O vírus é híbrido da suína, aviária e humana. Espertinho ele. Mas tem tratamento. É só manter a atenção e as autoridades estão trabalhando bem no Brasil e mundo afora!

@infoambiental disse...

Ah, e se alguém reclamar, vi essa imagem no twitter. Fiquei com o link e sem o autor =(

Tava com preguiça, mas postei um "Perguntas e Respostas" sobre essa danada http://migre.me/KVO

Beijo.

Adri * Consultora Mary Kay e Yes! disse...

Kérow...essa máscara foi demais!!!rsrsrs
Mas falando sério....deve ser por isso que as pessoas..."que mundinho pequeno esse nosso", mas e ái que a gente vê que ninguém está livre de nada, né?!! Quanto à sombra....amiga...cê num tá entendendo...quando eu fiz o postt fiquei enlouquecida pela sombra azul...maravilhosa!! Sabe que ontem, por coincidência comprei um duo da vult que tem um azul bem lindo, vc já viu?!! Minha máquina tá muito temperamental, só bate quando quer...vou ver se amanhça consigo tirar uma foto e te mando!!
Beijinhos...

Cessel disse...

A suspeita já foi descartada, ela só tinha umr esfriado mesmo. Muito boa a máscara! Hauhauhahaauhuaah

Anônimo disse...

Boa noite!
Não concordo de vcs tratarem a gripe com tanto descaso e bom humor! Os casos confirmados são muitos, e varias famílias já perderam entes queridos em função desse terrível mal.
Busquei no site informações sobre medidas profilaticas e alguma descoberta sobre o vírus. O que encontrei foi piadas de mal gosto.

Boa noite!