segunda-feira, 27 de abril de 2009

É possível ser feliz com cabelos cacheados!

Se tem uma coisa que me deixa revoltada de verdade é quando alguém sugere (ou diz explicitamente) que cabelo cacheado = cabelo ruim. Não é, não! Eu acho meu cabelo muito bom por sinal.

As pessoas precisam parar com essa mania de que o que é diferente não é bom. Meu namorado já falou sobre isso AQUI (vejam o link que vale muito a pena). Isso se chama preconceito.

Cabelo cacheado dá, sim, mais trabalho. Afinal, os anéis formados pelos nossos cabelos não permitem que a oleosidade chegue até as pontas, o que cria o famoso efeito "cabelos mistos": as raízes ficam megaoleosas, e as pontas, hiperressecadas. Então, é necessário mantê-los sempre hidratados. Mas isso não faz com que eles sejam ruins!

Eu já fui moderadora da comunidade Cabelos Cacheados, como já comentei aqui em algum momento, junto com a Dezinha e a Mari. Parei de freqüentar por pura preguiça causa do trabalho e dos estudos, que com o tempo começaram a consumir todo o meu tempo livre e eu já não tinha disposição para moderar nada lá. Mas enfim, lá nós aprendemos uma máxima que diz o seguinte: "não existe cabelo ruim, o que existe é cabelo mal tratado".

Quando eu era criança, meu cabelo era muito difícil e trabalhoso. Minha mãe (e acredito que o mercado de cosméticos no Brasil também) não sabia lidar com cabelos cacheados. Então, ela usava o corte errado, os produtos errados e, obviamente, penteava da maneira errada.

Como forma de ilustração, apresento-lhes uma foto minha aos 4 anos de idade :

(esse ao meu lado é meu primo Ricardo Pais)

Notem bem, meus cabelos estavam presos nessa foto. Isso que está aparecendo é só a minha franja. Imaginem o tamanho da tragédia se estivessem soltos! Gente, era muito volume.

Pois é, assim como no caso daquela minha foto sem maquiagem, eu deveria queimar essa daí para que ninguém tivesse acesso a ela. Mas não, cá estou eu publicando esta belezinha na internet. Afinal, mais uma vez, a minha necessidade de ilustração é maior do que eu.

Por isso, resolvi publicar ocasionalmente algumas dicas para manter no lugar os fios tonhonhóim. É possível, sim, você ser e, mais importante, se sentir linda com seus cachos. Nós já temos tantos problemas nesta vida, por que declarar guerra contra os próprios cabelos?

A primeira dica para manter seus cachos bonitos é a seguinte:
Nunca, sob hipótese alguma, penteie os cabelos secos.
A não ser que você goste muito do look Maria Bethânia, não faça isso, pois o que você vai conseguir é algo mais ou menos assim:

(Essa boneca tem necessidade de ilustrar os posts manual)

Além do visual horroroso, pentear os cabelos cacheados depois de secos quebra e danifica seriamente os fios, o que pode aumentar o frizz (outro problema que nós enfrentamos constantemente).

Bem, gente, para que o post não fique ainda mais extenso, vou parando por aqui. Mas em breve, volto com mais dicas para cabelos cacheados. Afinal, é possível ser feliz e AMAR os cachos!


~ Curl Power ~

2 comentários:

Gleice disse...

Ebaaaa! Vou ficar de olho no seu blog pra saber qualquer novidade sobre cachinho!
:D

Adorei a foto Maria Betânia! Hehehe....
O meu cabelo é curtinho... Esse fim de semana eu penteei pra mostrar pro meu namorado... Hehehe.... Black power total!

Beijos!
Vou te linkar!

Tamara disse...

Oii.. Eu comecei um blog agora sobre cabelos cacheados.
Eu tambem ADOOORO os meus cachinhos e não troco por nada nesse mundo. Mesmo ele dando tanto trabalho! haha.. Acho que só quem tem cabelo assim é que consegue entender as dúvidas das outras né?

Se quiser dar uma passadinha lá e contar sobre suas experiências, ficarei bem feliz!

Um beijo,
Tamara

www.encaracois.blogspot.com